Processos TISS
Entre operadoras e prestadores de serviços de saúde são padronizados os seguintes processos:
Verificação de elegibilidade:
O processo de verificação de elegibilidade do beneficiário é um procedimento em que o prestador de serviços de saúde verifica junto à operadora do plano a situação do beneficiário, e a operadora responde com a situação do beneficiário, incluindo o motivo caso seja negada.
Autorização de procedimentos:
Nesse processo, o prestador de serviços de saúde solicita autorização à operadora do plano para um procedimento. A solicitação contém informações sobre beneficiário, prestador e procedimento. A operadora responde com a autorização dos serviços. O prestador pode solicitar o status da autorização e cancelamento da solicitação de autorização.
Cobrança de serviços de saúde:
O processo envolve o prestador enviando a cobrança dos serviços à operadora, a resposta da operadora confirmando o recebimento do lote de cobrança e a possibilidade de o prestador solicitar o status do protocolo de um lote enviado anteriormente e cancelamento do lote de cobrança.
Envio de documentos:
Nesse processo, o prestador de serviços de saúde envia à operadora os documentos necessários para os processos de solicitação, autorização, cobrança de procedimentos/itens assistenciais. Esses documentos são encaminhados por meio de uma mensagem do prestador para a operadora.